Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Fundador/ADM
Time do coração : Flamengo
Mensagens : 8223
Pontos : 7866
Nível de Perfil : 65
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 24
Ver perfil do usuáriohttp://proallmanagers.forumeiros.com/t1178-fifamc-liam-murphy

[FIFA] COMO USAR A SUA CATEGORIA DE BASE NO FIFA

em Sex Ago 24, 2018 8:08 pm


Muito bem, você que veio até este tópico deve estar na ânsia (assim como eu tive muito tempo) de encontrar dicas/tutoriais de como utilizar da melhor maneira possível o recurso Categoria de Base na franquia FIFA da EA Sports. O primeiro passo é saber que este tópico é baseado na versão FIFA 18 do game, tendo é claro, alguma serventia para versões anteriores que sejam similares no modo de busca e utilização.

A segunda (e última) observação é a mais importante, este tutorial obtém dicas e modos de aplicação com resultados aproximados, ou seja, não é 100% certeza que ele vai funcionar, mas é uma chance de se aproximar do resultado desejado/esperado.


Nesta parte será explicado um conceito chave do olheiro que é a diferença entre Experiência x Avaliação e como isto pode refletir na sua administração de recursos (lembrando que é possível escolher no máximo 3 olheiros sendo atualizados a cada 7 dias no calendário).

Quando vamos escolher nosso olheiro, podemos observar que o mesmo tem duas habilidades de classificação com estrelas: Experiencia e Avaliação.
Abaixo estará descrito o que significa cada um.


Este quesito vai determinar a chance de o olheiro encontrar o tipo de jogador desejado na pesquisa, resumindo quanto mais estrelas o olheiro tem, maior a chance de achar o jogador que você deseja. Lembro também que a experiencia do olheiro vai determinar quantos novos jogadores você receberá em cada relatório ficando distribuído do seguinte modo: 1 estrela (até 2 jogadores), 2 estrelas (2 a 3 jogadores), 3 estrelas (3 a 5 jogadores), 4 estrelas (4 a 6 jogadores) e por fim 5 estrelas (5 a 7 jogadores).

Como observado a melhor opção aqui é selecionar um olheiro com experiência mais alta possível para aumentar as chances de encontrar um bom jogador.
É necessário fazer outras observações para a categoria:

Caso você procure apenas goleiros, o olheiro não encontrará nada além disso;

Caso você procure “Qualquer” jogador a experiencia se torna irrelevante, pois você não deseja um jogador especifico poupando assim uma parte do seu dinheiro.


A imagem abaixo mostra uma tabela com as probabilidades de o olheiro encontrar o jogador desejado, deixando bem explicito quanto pior a experiência maior a chance de um jogador indesejado aparecer no relatório. Tomando como exemplo, um olheiro com 1 estrela de experiência tem 30% de chance para encontrar seu jogador desejado, contra 70% de chance para encontrar outra alternativa.

CLIQUE AQUI


Enquanto a experiência vai determinar o número de jogadores em cada relatório, esta característica vai determinar a qualidade de cada jogador encontrado, resumindo, quanto maior a avaliação maior a chance do olheiro encontrar um futuro craque para seu time. O FIFA classifica os jogadores em 4 níveis distintos, sendo Platina, Ouro, Prata e Bronze e segundo a imagem abaixo demonstra a probabilidade de encontrar cada tipo de jogador relacionado a sua avaliação.

CLIQUE AQUI

Fica evidente segundo a imagem que todos olheiros terão dificuldade para encontrar jogadores “platinas” tendo em vista que são os mais raros do jogo, porém quanto maior sua avaliação maior a chance de encontrar este jogador raro.

Agora a pergunta que fica, quais são esses jogadores Bronze, Prata, Ouro e Platina? Esta definição vem das faixas de potencial dos jogadores encontrados pelo olheiro, sendo definido da seguinte forma:

Jogador Bronze: Potencial entre 55 e 80;
Jogador Prata: Potencial entre 60 e 85;
Jogador Ouro: Potencial entre 65 e 90;
Jogador Platina: Potencial entre 75 e 95.










Última edição por Edu em Qui Set 13, 2018 8:55 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Fundador/ADM
Time do coração : Flamengo
Mensagens : 8223
Pontos : 7866
Nível de Perfil : 65
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 24
Ver perfil do usuáriohttp://proallmanagers.forumeiros.com/t1178-fifamc-liam-murphy

Re: [FIFA] COMO USAR A SUA CATEGORIA DE BASE NO FIFA

em Sex Ago 24, 2018 8:20 pm


Depois de entender bem como fazer a melhor opção de olheiro, fica uma outra dúvida simples relacionada ao assunto. Para onde devo mandar meu olheiro? Logo abaixo, estará detalhado da melhor maneira possível as melhores localizações para enviar seu olheiro e encontrar os melhores jogadores nos relatórios.


Existem no jogo 9 regiões diferentes para observar, porém o código do jogo apresenta 12 regiões diferentes. Algumas regiões de busca são divididas em 2 no código do jogo, um exemplo é a América do Sul que no jogo é uma região, mas no código Argentina e Brasil são separadas do restante do continente. Para fins de observação utilizaremos as regiões definidas no código do jogo, sendo estas descritas a seguir.

Argentina e Brasil (15%);
Resto da América do Sul (5%);
América do Norte (2%);
África (6%);
Japão e China (3%);
Austrália (1%);
Resto da Ásia (1%);
Itália, Espanha e Portugal (14%);
Centro da Europa (13%);
Norte da Europa (6%);
Resto do sul da Europa (8%);
Resto da Europa (7%).


Cada uma destas regiões tem uma probabilidade de encontrar os jogadores classificados como platina, com seu percentual destacado entre os parênteses. Podemos concluir então que devemos mandar nosso olheiro sempre para as regiões de maior probabilidade? No tópico seguinte, demonstro que infelizmente não é assim bem simples.


Cada região dentro do jogo também é classificada com suas chances de encontrar determinado tipo de jogador (posteriormente explicarei detalhadamente cada tipo de jogador). É necessário compreender que existem 8 tipos diferentes de jogador para buscar: habilidoso, ala/ponta, forte fisicamente, armador, goleiro, ataque, defensivo e qualquer.

CLIQUE AQUI

A imagem acima mostra a chance de cada região em encontrar determinado tipo de jogador, mas é importante salientar que esse percentual é relacionado a chance da região produzir este tipo de jogador e não a chance de encontrar um jogador platina.

Exemplificando a situação, caso você envie um olheiro para a região da Ásia pedindo para ele procurar qualquer tipo de jogador, a chance de ele voltar com um ala/ponta será de 40%, porém não significa que esses jogadores encontrados serão realmente bons.


Como saber qual a melhor região para encontrar os jogadores chamados platina? Segundo a imagem demonstrada abaixo, existe uma combinação entre o percentual de jogadores platinas, as regiões do jogo e cada tipo de jogador.

CLIQUE AQUI

As chances podem parecer baixas, porem utilizando como método para classificação das regiões aliado de outros fatores (nível do olheiro e número de jogadores por relatório) o seu critério é modificado refazendo pensar em locais em que suas chances terão um aumento mesmo que imperceptível. Uma dica simples e direta, é utilizar as imagens demonstradas neste guia em conjunto do melhor olheiro possível que você puder pagar, deste modo as suas chances de encontrar um jogador alta qualidade irão aumentar.


Existe dentro do jogo uma forma aconselhável de recrutamento para as categorias de base, facilitando assim uma parte do trabalho.

15 anos – 45 de OV;
16 anos – 50 de OV;
17 anos – 55 de OV.


Resumindo, jogadores da base com este nível de overall e idade é aconselhável a dispensar e buscar novos atletas, enquanto na situação abaixo é aconselhável o recrutamento do mesmo para a base.

15 anos – 55 de OV;
16 anos – 60 de OV;
17 anos – 65 de OV.


Outra boa dica é qualquer jogador encontrado com a faixa de potencial acima de 70 (exemplo 70/93) já é aconselhável o recrutamento sem maiores observações antes que outro clube o roube do seu relatório.








avatar
Fundador/ADM
Time do coração : Flamengo
Mensagens : 8223
Pontos : 7866
Nível de Perfil : 65
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 24
Ver perfil do usuáriohttp://proallmanagers.forumeiros.com/t1178-fifamc-liam-murphy

Re: [FIFA] COMO USAR A SUA CATEGORIA DE BASE NO FIFA

em Sex Ago 24, 2018 8:38 pm


Como foi citado anteriormente, é possível encontrar até 8 tipos diferentes de jogadores, e nos tópicos vou descrever brevemente qual a função de cada um deles.


Tipo de busca mais básica possível em um olheiro, ao selecionar esta opção o olheiro contratado vai fazer uma busca na região selecionada sem qualquer tipo de restrição, ou seja, vai apresentar no relatório ao fim do mês qualquer tipo de jogador independentemente da posição.


Jogadores que atuam em todas posições do meio campo, independente da sua região de atuação o mesmo apresenta características de controle de bola e drible. No quesito passe os atributos não são excelentes, porem aceitáveis e como ponto negativo fica os atributos de finalização, já que o mesmo tem como melhor qualidade a construção da jogada ao invés de finalização.


Jogadores que atuam na faixa lateral do campo, indo do meio campo até o ataque. Os melhores atributos são em velocidade, cruzamento e curva, como salientado na categoria habilidoso, este tipo de posição tem “falhas” nos atributos de finalização.


Jogadores que atuam na faixa central do campo, indo da zaga até o ataque. Como o nome da categoria já indica, o principal atributo da categoria é a força física e em alguns casos auxiliado de uma velocidade razoável, apresentando deste modo atributos bem balanceados entre o ataque e defesa.


Jogadores que atuam na faixa do meio campo, indo das laterais até o centro. Seus principais atributos estão relacionados aos conhecidos jogadores box-to-box, ou seja, passes, dribles e cruzamentos. Fica como parte negativa os atributos da parte física e velocidade, sendo necessário um complemento nos treinos.


Categoria autoexplicativa, não sendo necessário maiores comentários.


Como o nome indica são atletas que atuam no terço final do campo (na parte do ataque), é possível encontrar alas e armadores nesta categoria, porém para encontrar um bom atacante é mais recomendável que se procure na categoria forte fisicamente ou talentoso. Os atributos apresentados nesta categoria estão mais relacionados na parte de finalização, e parte técnica, um bom conselho é caso encontre algum jogador na posição de MC é recomendável utiliza-lo de armador (MEI) ou atacante (ATA) visando obter melhores resultados.


Categoria não muito recomendada para encontrar zagueiros, sendo composta por jogadores do meio campo. São jogadores que apresentam bons atributos na parte física e técnica (voltadas para a defesa) pecando infelizmente nos atributos de dribles e passes.


Bom caro leitor, sei que ficou bem extenso esse tutorial, porém vale muito a pena para quem não manja muito de como utilizar a categoria de base no jogo. Relembro a todos que este guia/tutorial como já foi salientado não é 100% preciso, entretanto fornece uma ótima noção de como mexer com este recurso pouco utilizado dentro do jogo. Eu falo isso porque como sabemos o FIFA é um jogo programado, e como todos, tem alguns erros que fazem algumas coisas fugirem da regra. No mais é isso e qualquer dúvida ou até algo para acrescentar ao guia podem me procurar (Thigana) através das MP’s ou grupo do WhatsApp do fórum...bom divertimento a todos e grato pela atenção.

Créditos: Thigana








Conteúdo patrocinado

Re: [FIFA] COMO USAR A SUA CATEGORIA DE BASE NO FIFA

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum