Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Diretor
Time do coração : Santos Futebol Clube
Mensagens : 3596
Pontos : 3455
Nível de Perfil : 73
Data de inscrição : 29/01/2015
Idade : 21
Localização : Serra Azul/SP
Ver perfil do usuário

[BLOG PAM] O FUTEBOL E SUA ESSÊNCIA

em Qua Set 13, 2017 2:44 pm

O FUTEBOL E SUA ESSÊNCIA..


O que pra você, significa a palavra "Futebol"? Um esporte? Uma paixão? Um hobby? Uma simples diversão? Um trabalho? Um evento de final de semana da firma? Seja lá qual for sua definição, é melhor atualiza-la.

Futebol é muito mais que uma mera palavra e um mero significado. Não, o futebol não é isso. Não é possível definir esse sentimento em um texto gigantesco, muito menos em meras palavras, mas, tentaremos. Afinal, como podemos descrever aquela sensação de ver seu time numa final e sua barriga começar a sacudir como se fosse um show da Ivete Sangalo. Como definir aquela sensação de ansiedade e apreensão antes de uma final, na qual você muda de opinião a cada dois minutos. Em um minuto você está confiante, no outro, não mais.

Como nós, meros mortais, nos atreveríamos a definir uma coisa tão sem explicações assim? Como explicar aquele grito de gol, que vem lá do fundo e que causa uma tremenda explosão. É incontrolável, indescritível e impossível de se segurar. Como não se emocionar ao ver seu time sendo campeão, e até mesmo perdendo uma finalíssima. Mas, precisa ser necessariamente uma final? Não, a emoção do futebol não está em uma mísera final.

O futebol está em todos lugares. Desde aquele mero "timinho" na rua, com gols feitos de chinelos, todo mundo descalço, correndo feito uns doidos e com lá suas regras. Gordinho? Sempre no gol. Chutou? Busca! Gol no alto não vale, e bola na trave é sempre uma discussão eterna. Sem contar a ousadia em inventar um drible quando uma menina está passando e gerar uma briga, ou quando o dono da bola e o espetáculo acaba. Sim meu amigo, o futebol também está ai, é ai que nasce esse sentimento..  

E porque não nos conhecidos "campeonatos interclasses" das escolas? Onde só de entrar em quadra, todos já se sentiam grandes craques. E como uma boa e velha disputa, sempre tem briga, emoção, lances polêmicos, raça e alguém machucado. O futebol também é isso amigo! Também é jogar por amor por um mísero troféu de cerca de vinte reais. É dar carrinho numa quadra completamente de concreto, é defender um chute de dedão que com certeza irá doer, e também é ser ousado e partir pra cima. E ao final, não importa o resultado e nem o que o jogo valia, um lado comemora e o outro entra em choro. É o sentimento do futebol entrando em ação, é a nossa paixão florescendo.

Sabe qual é a grande diferença entre o futebol da garotada e o futebol profissional? O da garotada tem muito mais entrega. No nosso futebol, não estamos nem ai se a dividida será forte e poderemos quebrar uma perna, iremos se jogar no lance e que se dane a consequência. No nosso futebol, nos jogamos na frente de um chute até do Roberto Carlos, só pra defender nossa meta. No nosso futebol, partimos pra cima até de um Maldini, sendo ousado e lutando pelo nosso time. No nosso futebol, nós sentimentos o verdadeiro futebol e nos entregamos de corpo e alma ao jogo, sem pedir nada em troca. Nos matamos para conquistar uma mera vitória, que não nos trará nada financeiro ou material, mas nos tratá um sentimento tão bom, de ver que batalhamos juntos e conquistamos juntos.

Não jogamos por dinheiro e muito menos por qualquer tipo de recompensação, jogamos porque amamos o futebol. Jogamos, porque o futebol faz parte de nossa vida, e por causa disso, fazemos desse mero esporte, a nossa vida. Infelizmente, parece que os profissionais não conseguem sentir o futebol tal como um adolescente de 15 anos, mesmo o profissional tendo milhões de vozes ao seu lado, os empurrando para conquistar algo.

Infelizmente, o futebol profissional virou um mero esporte, enquanto o futebol ainda vive por ai, respirando, nas favelas, nas quadras, nos campinhos de "poça" e nos campeonatos de menor importância. Onde após cada partida, todos saem sujos até a cabeça, mas com um sentimento bom. E vive com a esperança de que, um dia, os "profissionais" se lembrem do que se trata o futebol de verdade, e que por um instante, sejamos garotos novamente.



Texto de Guilherme Prates;
*Agradecimento especial a João Bosco pelo HTML
Veja este texto narrado em nosso canal do Youtube, clicando aqui


Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum